domingo, 16 de dezembro de 2012

Queria quebrar a sua cabeça...

Aproveitando o embalo do fim do mundo, vou deixar aqui o que preciso dizer antes que essa semana acabe...

Você já teve um quebra-cabeça? Acredito que todos nós já tivemos um... Vou te contar a história do meu quebra-cabeça.

Quando era mais nova, achava que ele era simples e completo... me divertia muito com ele e por mais que alguma coisa desse errado, sempre tinha uma pecinha que encaixava.

Daí cresci achando que o meu quebra-cabeça era o melhor do mundo! E ele realmente parecia ser.

Um belo, ou não tão belo, dia, fui surpreendida com uma novidade. Faltava uma peça chave do meu quebra-cabeça. Uma peça que eu sempre achei que estivesse ali.... mas nunca esteve. Passei minha vida toda montando o meu querido quebra-cabeça de maneira errada! Mas a culpa desse erro não foi minha, me ensinaram a montá-lo errado. O grande problema foi que cresci e aprendi o jeito certo de montar... e isso foi criando muitos outros problemas...

Decidi ver meu quebra-cabeça de longe, fora do lugar que ele sempre esteve. E vi que ele, talvez, nunca tenha sido perfeito. Reconheço que na vida nada é perfeito de verdade... mas existem imperfeições que não podemos tolerar. Essas eram as imperfeições do meu quebra-cabeça... as que queremos bem longe da gente.

Meu quebra-cabeça tinha dois lados e eu tinha passado a vida toda achando que só tinha um. O lado bonitinho, o que eu montava,  era um desenho bem simples mas bem convincente. O outro lado era um pouco atordoante e macabro. Como podia o mesmo quebra-cabeça ser tão inocente e tão sombrio? 

Pensei então em ir em busca da peça que faltava. Soube que não havia jeito de adquirir essa peça, já que  ela veio faltando da fábrica... se me dessem essa peça, faltaria de algum outro. Ao invés de me prender ao que sempre tive, resolvi arrumar um novo quebra-cabeça para chamar de meu. Joguei fora o velho e desejei esquecer que um dia já o tinha montado. 

A verdade é que não foi possível esquecer... sentia muita raiva por ter sido enganada por tanto tempo. Aquele maldito quebra-cabeça me fez perder muitas manhãs e tardes e noites e dias e férias e Natais e Reveillons e aniversários e minha vida toda ao lado dele. É claro que tive momentos felizes mas eram mentiras! A peça que faltava fazia eu ver o quebra-cabeça de uma forma que ele não era de verdade! E isso me irritou profundamente. De uma hora para outra perdi o único bem que possuía e por um bom tempo me senti destruída. Mas o sol sempre nasce e nos ajuda levantar, mesmo que sem muita coragem, tive que encarar que não dava mais para viver como vivia antes. Não iria aceitar nem por mais um dia toda aquela farsa. E foi o que fiz.

Ainda estou procurando um novo quebra-cabeça. O que sei é que o meu velho não quero de volta, apesar dele viver batendo na minha porta. Não quero mais montar uma mentira e me alegrar com ela. Não quero passar o dia rindo e a noite chorando para compensar. Não quero fofoca, intriga, falsidade e falta de caráter me rodeando. A vida é feita de escolhas e eu escolhi não ter mais por perto o que não é totalmente real. Só isso. 

Quanto ao meu jeito de ser vou contar a vocês: quando não faço questão de uma coisa, não faço questão de ser educada com essa coisa. Minha educação eu gasto com quem merece. Não vou desperdiçar meus sorrisos e gentilezas quando na verdade não quero nem olhar. Sou fiel a minha sinceridade e a mim mesma. Me respeito e ajo de acordo com o que eu acredito. E eu acredito que vocês precisam ser mais sinceros com vocês mesmos... parem de agir como se fossem os coitados, injustiçados. Nós sabemos bem quem é quem nessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi!

Seja bem vindo!!!

Sinta-se à vontade para comentar e não esqueça de se identificar!!!